Joinville sedia evento do Dia Nacional do Atleta Paralímpico 2019

Corpo trocado surpreende familiares durante velório em São Francisco do Sul
11 de setembro de 2019
STF declara inconstitucional prorrogação da concessão do transporte público sem licitação em Joinville
12 de setembro de 2019

Foto: ATSUSHI TOMURA

Um dia para comemoração, descontração e a prática paradesportiva. Esta é a proposta do Dia Nacional do Atleta Paralímpico 2019, que terá sua segunda edição consecutiva sediada em Joinville. O evento, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com a Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), será no dia 21 de setembro, no Centreventos Cau Hansen, das 9 às 11 horas.

Serão oferecidas as modalidades de bocha paralímpica, tênis de mesa e vôlei sentado. Podem participar crianças com necessidades especiais, alunas da rede escolar de Joinville com idades de 8 aos 15 anos. A participação é confirmada por meio de inscrição prévia, que deve ser feita pela internet ou por meio do telefone 3433-1160. As inscrições seguem até a próxima terça-feira, dia 17 de setembro, com o limite de 150 participantes. Até o momento, 105 crianças já foram inscritas. Para este ano, as escolas da Região Norte e do bairro Vila Nova foram convidadas a inscrever seus alunos. Em 2018, o convite foi estendido às escolas da região sul.

Os 150 alunos serão divididos em três grupos. Cada grupo fará um rodízio pelas modalidades oferecidas a cada 30 minutos, para que possam ter contato com todas as atividades. Os 30 minutos restantes serão utilizados para o lanche. As modalidades serão praticadas de forma lúdica, com auxílio de materiais diferenciados, que permitirão o acesso de todas as crianças. Os mecanismos que serão utilizados são desenvolvidos por técnicos da Sesporte. O monitoramento das atividades fica por conta dos acadêmicos do Ielusc e Univille e um grupo de 15 voluntárias da Associação de Aposentados e Pensionistas de Joinville, além dos técnicos da Sesporte.

Para escolas que tenham a partir de cinco inscritos será oferecido o transporte gratuito, por meio de uma parceria entre a Sesporte e a Apae. No dia do evento, os alunos poderão degustar um lanche além de receber uma camiseta. O evento também conta com a parceria do Cepe para a decoração do local.