Museu de Arte de Joinville recebe contêineres que abrigarão acervo

Secretário Nacional de Segurança Pública destaca ações do Estado na resolução de crimes
10 de março de 2020
Campanha de Vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira
11 de março de 2020
Foto/Divulgação

- Museu de Arte de Joinville

A Prefeitura de Joinville instalou dois contêineres ao lado da casa sede do Museu de Arte de Joinville (MAJ), que serão adaptados para abrigar todo o acervo da instituição.

Os equipamentos receberão rampa de acesso, ar-condicionado, trainéis (painéis onde são pendurados os quadros) e estruturas para acondicionar as obras de arte.

Assim que estiverem prontos, os contêineres passarão a receber gradativamente as cerca de 1,1 mil peças que, atualmente, passam por completo processo de higienização, preservação e conservação.

Esse trabalho acontece desde o mês de fevereiro, realizado pela equipe do museu sob orientação e acompanhamento da equipe técnica do Centro de Preservação de Bens Culturais de Joinville (CPBC), Unidade vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

De acordo com a coordenadora do MAJ, Helga Tytlik, a transferência do acervo para os contêineres foi orientada por meio de laudo técnico, emitido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com o objetivo de proporcionar mais segurança e facilidade de manutenção.

Para ela, a chegada dos contêineres ao MAJ representa mais uma importante etapa de cuidado e acondicionamento do acervo, em conformidade com as normas técnicas.

“Sem o seu acervo, o museu não tem razão de existir. Conseguirmos realizar a higienização e preservação em cem por cento das obras e acondicioná-las em reserva técnica adequada, perto do museu, para facilitar o cronograma de manutenção de rotina, é um avanço”, comemora Helga.

Além dos dois contêineres instalados no MAJ, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), adquiriu outros dois que serão destinados a diferentes equipamentos culturais do município. O investimento total foi de R$ 57.928,00.