Secretaria da Saúde vai fazer coleta para exames apenas para casos mais graves

Confira quais são os serviços essenciais e as regras de atendimento ao público estipulados em decreto do Governo do Estado
24 de março de 2020
Secretaria da Saúde organiza unidades para atender pessoas com sintomas de dengue em Joinville
24 de março de 2020
A Secretaria da Saúde de Joinville adotou novos critérios de classificação das pessoas com suspeita de coronavírus que chegam nas Unidades Básicas de Saúde ou Pronto Atendimentos.
A nova recomendação sugere a coleta somente de pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, que estejam com dificuldade para respirar.
Anteriormente pacientes que viajaram para qualquer País e tinham febre ou que tiveram contatos com suspeitos ou com pessoas com diagnóstico de coronavírus confirmado teriam a amostra coletada.
A partir de agora, os pacientes com sintomas característicos da doença serão diagnosticados como casos de coronavírus e receberão atestado médico para passar a quarentena em casa.
Os familiares também serão orientados em como proceder para evitar contaminação. Pessoas assintomáticas que convivem com pessoas sintomáticas devem procurar manter distanciamento social e cuidados como higiene de mãos, etiqueta respiratória, separação de utensílios de uso comum.
Segundo informação do Laboratório Central (Lacen) e da Diretoria Vigilância Epidemiológica (Dive) as amostras coletadas a partir de 20 de março que estiverem fora do atual critério não serão mais processadas.