Secretaria da Saúde divulga balanço parcial dos testes rápidos gratuitos

Estado confirma 221.442 casos, 211.255 recuperados e 2.872 mortes por Covid-19
7 de outubro de 2020
Ministério da Saúde tem interesse em manter habilitações de leitos de UTI/Covid-19 no Estado
8 de outubro de 2020

A Secretaria da Saúde de Joinville realizou, nas últimas duas semanas, 4.741 testes rápidos gratuitos no Centro de Triagem (instalado na Associação Atlética Tupy) e no ambulatório da Universidade da Região de Joinville (Univille). Desse montante, 23,09% (197 pessoas) tiveram resultado positivo.

O balanço também revela que 22% das pessoas testadas nas últimas duas semanas eram assintomáticas (não apresentavam nenhum sintoma de Covid-19), e 45% apresentaram algum sintoma altamente suspeito da doença, como perda do olfato, tosse ou febre.

Segundo o coordenador do Centro de Triagem, o infectologista Luiz Henrique Melo, a maioria das pessoas (53%) que testaram positivo e apresentaram algum sintoma compatível com COVID-19 não estava em isolamento. Já 47% dos sintomáticos que testaram positivo pararam de sair de casa para estudar ou trabalhar no momento que surgiram sinais sugestivos da doença.

O estudo mostra que não ocorreu diferença significativa de contaminação entre as regiões da cidade, com números elevados de testes positivos mesmo em áreas rurais. Como medida de prevenção, 98% das pessoas testadas garantem que utilizam máscaras sempre que saem de casa.

No começo desta semana, a Prefeitura de Joinville ampliou de 200 para 650 o número de testes rápidos no Centro de Triagem.

Como agendar

As pessoas assintomáticas que desejam realizar o teste rápido gratuito para a Covid-19 devem acessar o site da Prefeitura de Joinville e preencher o formulário, informando seus dados pessoais.

Ao final do cadastramento, o cidadão poderá escolher a data, horário e local onde vai realizar o teste, conforme opções que serão apresentadas pelo próprio sistema eletrônico.

Já as pessoas com sintomas de quadro gripal, como mal-estar, coriza, tosse, espirro, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, devem procurar o Centro de Triagem e o Centro de Tratamento Precoce para Covid-19, instalados na Sociedade Atlética Tupy, no bairro Boa Vista; ou uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) designadas como sentinelas; ou, ainda, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).